Última Hora

20-11-2019 12:21
Meteorologia: chuva, neve e toda a costa portuguesa sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ainda aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 1600 metros. Este aviso amarelo vai estar em vigor até às 12h de quinta-feira.
Esta quarta-feira ficará marcada por períodos de céu muito nublado, aguaceiros por vezes fortes no Centro e Sul e neve acima dos 1400 metros, nos distritos da Guarda e de Castelo Branco, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Há ainda vários avisos activos devido a agitação marítima, ao longo de toda a costa portuguesa e Madeira.
O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até ao final da manhã e chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes nas regiões Centro e Sul até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde, e sendo na forma de neve acima de 1400 metros.
O IPMA prevê também possibilidade de ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do litoral e até ao meio da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul, rodando gradualmente para o quadrante oeste, sendo por vezes forte nas terras altas.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 3ºC (na Guarda) e os 11ºC (em Lisboa) e as máximas entre os 5ºC (na Guarda) e os 18ºC (em Faro).