Arquivo: Edição de 27-02-2003
|
SECÇÃO: Actualidades |
|
Época de fogos vai começar duas semanas mais cedoDevido à ausência de chuva no Inverno, a época de fogos vai começar duas semanas mais cedo. O carácter de urgência resulta da seca severa e extrema que atinge cerca de 80 por cento do território nacional, aumentando o risco de incêndios florestais. De tal modo que a época de fogos, que normalmente abre a 1 de Junho, vai ser antecipada duas semanas. A partir de 15 de Maio vai estar de prevenção um dispositivo que engloba Grupos de Primeira Intervenção e 60 postos de vigilância do Ministério da Agricultura. No caso dos bombeiros voluntários de Pinhel a tomada de posse da nova direcção está marcada para o próximo dia 20 de Maio, facto que faz com os prazos fiquem bastante apertados para a operacionalidade. No entanto, Victor Silva o recém eleito presidente da direcção da associação humanitária avança com um plano de emergência já herdado da direcção anterior. A partir de 15 de Maio a época de fogos vai começar, a nova direcção dos bombeiros em Pinhel diz estar já consciente da problemática dos incêndios florestais. Para já e no que diz respeito aos projectos mais imediatos, Victor Silva fala da 1ª vez em que se irá comemorar o dia mundial do bombeiro. Numa análise global o combate aos incêndios vai envolver quase quatro mil bombeiros, de 449 corporações de todo o país, com mais de 900 viaturas e também meios aéreos. No terreno estarão também as brigadas helitransportadas – os chamados grupos de bombeiros lançados na frente de fogo.
|
