Arquivo: Edição de 27-02-2003
|
SECÇÃO: Actualidades |
|
O Presépio e a ArteDecorreu na passada quinta feira, dia 27, a última edição do Museu à Noite do ano de 2007. Em plena época natalícia, o tema não podia ser mais apropriado. O Presépio e a Arte foi o tema deste último Museu à Noite de 2007, e foi presidido pelo Cónego Eugénio da Cunha Sério, responsável pelo Departamento de Arte da Diocese da Guarda. A elmo esteve presente nesta conferência, e em conversa com o Cónego, descobrimos um pouco da história do presépio, contada com muito animo. “A proliferação dos presépios foi em 1223, no século XIII, com S. Francisco de Assis, em Itália, numa terra muito perto de Assis. Na noite de natal, S. Francisco de Assis pregou o natal com figuras. Na altura as figuras não eram nem de barro nem de madeira, eram sim pessoas que representavam o auto.” Foi desta forma que o Cónego Eugénio nos contou de uma forma breve a história dos presépios. O presépio é muito importante para os cristãos, pois é “uma memoração”, consiste em chamar à lembrança o nascimento de Cristo, segundo o Cónego Eugénio. Fala-se em presépio e logo nos vem à ideia presentes. Mas porque razão estarão estas duas coisas associadas? O Cónego explicou-nos do seguinte modo : “ O menino Jesus é o grande presente de Deus à Humanidade. Deus amou o mundo de tal forma que lhe deu o seu filho unigénito. Quando os pais, os nossos pais, olham o Pai do Céu, que dá toda a riqueza que possui, também os pais da terra fazem a significação de que amam os seus filhos, dando-lhes presentes.”
Uma vez que esta foi a última edição do Museu à Noite 2007, a Elmo perguntou ao Vereador da Cultura, Rui Ventura, qual o balanço desta iniciativa. “ Um balanço extremamente positivo” foi a descrição feita pelo Vereador da Cultura. E uma vez que a população aderiu à iniciativa a autarquia vai manter o Museu à Noite e a próxima edição vai ser na localidade do Bogalhal, subordinada ao tema gastronomia e turismo.
|
