Arquivo: Edição de 27-02-2003
|
SECÇÃO: Actualidades |
|
Concertos de Natal e Ano Novo atingem objectivosTerminou o ciclo de Concertos de Natal e Ano Novo promovido pela Delegação do INATEL da Guarda. O Distrito da Guarda, foi parcialmente percorrido por estes concertos e, segundo a organização, tinham como objectivo não só promover os grupos corais e a sua música, mas também integrar a população no espírito natalício. Joaquim Igreja, Coordenador Cultural da Delegação do INATEL da Guarda, afirmou que estes objectivos foram conseguidos, pois a música coral adapta-se bem à época natalícia. A prestação dos grupos e a adesão do público foram as duas partes em que Joaquim Igreja dividiu o balanço. Relativamente aos grupos, Joaquim Igreja afirmou as suas prestações foram “bastante razoáveis e estes têm-se esforçado para evoluir e fazer melhores concertos e assim agradar a um maior número de pessoas”. O público é que nem sempre aderiu da melhor forma, pois “houve concertos menos participados”. Apesar da divulgação e do esforço das entidades locais, que trabalharam em parceria com o INATEL, houve concertos menos conseguidos, e na opinião do coordenador cultural do INATEL isto deveu-se à falta de receptividade das pessoas no que toca a música coral. De uma maneira geral, a música coral não é muito atractiva, e para chamar a atenção das pessoas há grupos, nomeadamente o Orfeão de Seia, o Orfeão de Nespereira, que desenvolveram estratégias de forma a levar mais pessoas aos concertos. Juntar a música coral à música instrumental, mais concretamente aos metais, e acrescentar poesia, são algumas das fórmulas desenvolvidas pelos grupos corais para atrair o público. Apesar de alguns concertos terem sido “menos conseguidos” em termos de plateia, o balanço desta iniciativa é positivo pois os objectivos iniciais, que consistiam não só em incrementar o espírito natalício mas também divulgar a música coral, foram atingidos.
|
