Arquivo: Edição de 27-02-2003
|
SECÇÃO: Actualidades |
|
Distrito da Guarda a “tilintar” de frio
A protecção civil municipal da Guarda aconselhou os habitantes do concelho a protegerem os contadores de água para que estes não rebentem com o gelo, devido às baixas temperaturas verificadas na região. Segundo o coordenador do serviço, Granja de Sousa, devido à vaga de frio que se faz sentir, na cidade da Guarda já ocorreu «o rebentamento de várias bocas-de-incêndio e de canalizações que estão sem utilização». O responsável referiu à Agência Lusa que «esta situação é um indício» do que pode acontecer com os contadores, caso estejam desprotegidos, «porque a água congela no interior dos tubos durante a noite e, com o degelo, verificam-se os rebentamentos dos contadores». Granja de Sousa apela aos munícipes para que «protejam todos os dispositivos de canalização de água que estejam expostos, principalmente os contadores e a canalização, com jornais ou pedaços de tecido», para evitar rupturas. O responsável referiu que na última madrugada a cidade da Guarda registou uma temperatura de 10 graus negativos e que a meio da manhã os termómetros rondavam os dois graus abaixo de zero. A vaga de frio também já originou o rebentamento de onze contadores de água, um ramal e duas bocas-de-incêndio no concelho do Sabugal, segundo adiantou fonte dos serviços de águas da Câmara Municipal. Devido ao frio, a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Guarda já recebeu pedidos de auxílio de famílias carenciadas. «Aumentou o número de pessoas que se tem dirigido às nossas instalações na procura de agasalho e, especialmente, de cobertores», disse hoje à Lusa o coronel Ribeiro, vice-presidente da instituição. «Já nos apareceram onze pessoas a pedir cobertores mas ainda dispomos de 130 em armazém», referiu.
Agência Lusa |
