SECÇÃO: Actualidades


Casa do Bandarra inaugurada domingo

Falada há cerca de 20 anos, a Casa do Bandarra vai ser inaugurada no domingo, em Trancoso. O projecto faz parte das Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas, e resulta de uma candidatura à Associação Rede de Judiarias de Portugal. Amílcar Salvador, presidente da autarquia não tem dúvidas em dizer que “este espaço vai atrair mais visitantes à cidade”.

Situada no centro histórico de Trancoso, a Casa do Bandarra é segundo o autarca trancosense “um espaço interessante, atrativo e didático”. “ É uma casa relativamente pequena, mas reúne vários conteúdos, desde referencias a Bandarra a uma fonoteca, mesa multimédia, um logradouro, entre outros”, acrescenta Amílcar Salvador.

A obra tem um orçamento que ronda os 140 mil euros, mas conta com uma comparticipação de 85% da Associação Rede de Judiarias de Portugal.

O programa começa na sexta-feira com atividades nas escolas, quer de Trancoso quer de Vila Franca das Naves. No sábado há tempo para conferências, apresentações de livros e inauguração de uma exposição. Para domingo o programa reserva passeios de BTT, teatro e a inauguração da Casa do Bandarra.