SECÇÃO: Actualidades


Centenas de árvores plantadas esta quarta-feira em Pinhel

foto
O Agrupamento de Escolas de Pinhel, em parceria com a Câmara Municipal Pinhelense e a Revista Fórum Estudante procederam na manhã desta quarta-feira, à plantação de um povoado de sobreiros, na localidade de Bogalhal.

Uma iniciativa, inserida no âmbito do Dia Nacional da Agricultura, que contou com a presença de 750 alunos, provenientes das escolas do concelho. José Vaz, director do Agrupamento de Escolas de Pinhel, afirma que “esta causa é enriquecedora para o crescimento dos alunos, e um complemento daquilo que é leccionado nas aulas.” Uma consciencialização da importância da natureza, que pretende reflorestar uma área muito fustigada pelos incêndios do verão passado.

foto
Uma ideia também partilhada por Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhelense, que salientou que o projecto “Reflorestar Pinhel”, é um projecto de continuidade, e como tal, para o próximo ano está agendada uma nova plantação florestal.

De salientar, que parte dos sobreiros foram oferecidos pela Navigator, uma empresa de papel, que se associou a esta causa após o contacto da Revista Forum Estudante, aqui representada por Luís Palha. Recorde, que a revista tem um projecto muito semelhante, intitulado “Redescobrir a terra”, e ao saber da iniciativa pinhelense decidiu associar-se de imediato. Para Luís, um dos principais objectivos é “sensibilizar para a importância da agricultura, da ecologia, do desenvolvimento rural e da sustentabilidade.” Luís Palha acrescenta que o projecto pode vir a ser replicado no futuro, caso estejam asseguradas condições para o crescimento das árvores.