SECÇÃO: Actualidades


Portugal em alerta devido à exposição UV

Portugal tem esta terça-feira, quatro distritos em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, estando o resto do país também em alerta devido aos níveis muito elevados.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão em risco extremo os distritos de Guarda, Portalegre, Évora e Beja.

Para além dos distritos acima mencionados, o IPMA colocou também em risco muito elevado os distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro no continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas das Flores, Faial, Terceira e São Miguel, nos Açores.

Mediante as condições de perigo, que os raios UV acarretam, o IPMA aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, desaconselhando a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, risco de exposição à radiação UV baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

Já durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

No que diz,à cidade de Pinhel está previsto uma temperatura mínima de 18º graus, e uma máxima que pode atingir os 34º graus.

Por: Radio Elmo