SECÇÃO: Actualidades


Almeida regressa ao passado em mais uma Recriação histórica do “Cerco de Almeida”

A vila de Almeida regressa ao passado de 24 a 26 de Agosto em mais uma Recriação Histórica do “Cerco de Almeida”. De um cartaz bastante recheado destacando-se as Recriações Histórias do ano 1810, um seminário internacional, um mercado oitocentista e animação de época.

À rádio, José Alberto Morgado disse tratar-se de uma iniciativa diferenciadora quer a nível nacional quer internacional. À imagem dos outros anos, o Cerca de Almeida vai ter várias actividades típicas daquela época como um acampamento oitocentista, um mercado de época, oficinas de época onde se integram os moleiros, os ferreiros e os carpinteiros, ou típicos passeios de burro pelo burgo de Almeida.

A batalha, está agendada para sábado dia 25 de agosto, seguindo-se depois o rebentamento do castelo e vários espetáculos musicais com sinfonias da época. Sarau cultural e baile oitocentista são outras das atividades que contemplam a recriação histórica da vila.

A Reconstituição Histórica é organizada pela Câmara Municipal de Almeida e pelo Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida e pretende transportar os visitantes para os acontecimentos ocorridos em 1810, altura em que se iniciou a III invasão francesa que abordou o território nacional por Almeida.

Recorde que as celebrações decorrem nos dias 24,25 e 26 de agosto, ao longo dos quais o município de Almeida volta a viajar no tempo. A Recriação Histórica do “Cerco de Almeida”, tem como principal objetivo reconstituir os acontecimentos históricos ocorridos em 1810, altura da III invasão francesa ou Guerra Peninsular.

Por: Radio Elmo