SECÇÃO: Actualidades


Escola Profissional de Trancoso comemora 30 anos

A Escola Profissional de Trancoso (EPT) está a comemorar 30 anos. As comemorações são espalhas pelo ano de 2019 mas começam já no dia 14 com um sarau poético, que segundo Daniel Joana, Diretor da Escola, vai contar com pessoas ligadas às três décadas de EPT.

Fundada em 1989 este estabelecimento de ensino foi pioneiro na região e segundo Daniel Joana tem sido “uma referência a nível regional e nacional no desenvolvimento desta experiência do ensino profissional.” Assim, o saldo só podia ser “positivo a vários níveis, desde logo pela quantidade e qualidade de profissionais que tem vindo a formar, mas também pelo desenvolvimento económico e social que tem trazido para o concelho de Trancoso”.

E se o passado deixa orgulhosos todos os que passaram pela EPT, o futuro é encarado com otimismo porque o ensino profissional tem sido uma aposta cada vez maior do país. “No passado o ensino profissional era visto com algum preconceito, e hoje o paradigma mudou. Hoje temos cada vez mais alunos a optar por esta tipologia de ensino como primeira opção e também cada vez mais alunos a ingressarem no ensino superior pro esta via”.

De momento estudam na EPT 260 alunos, de 27 concelhos diferentes, quase todos com transporte assegurado pela escola. Esta é uma das dificuldades apontadas por Daniel Joana, que realça também “a necessidade de fundos para se poderem atualizar a nível de maquinaria e de recursos pedagógicos uma vez que tentam acompanhar o mercado e este evolui muito rapidamente e nem sempre as escolas tem recursos necessários para fazer esse acompanhamento. No entanto é utilizada a criatividade dos professores.”

A oferta formativa é diversificada, com 9 cursos, mas tem-se mantido fiel ao projeto educativo. De momento são lecionados 9 cursos, Turismo, Animador, Energias Renováveis, Comércio, Secretariado, Comunicação, Equipamentos Informáticos, Mecatrónica Automóvel e Instalações Elétricas.