SECÇÃO: Actualidades


Associação de Jogos Tradicionais da Guarda participa em Encontro Internacional no fim de semana

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda vai participar em mais um Festival Internacional de Jogos Tradicionais, de 26 a 28 de abril, em Aranda de Duero, Espanha, este ano com o tema “A Mulher e o Jogo”. Ao longo dos três dias serão desenvolvidos jogos como a corrida de cântaros, as pedrinhas, o lencinho, o cântaro em roda, a cantarinha entre outros, jogados eminentemente por mulheres e/ou crianças.

Norberto Gonçalves, lembra que a AJTG já é participante assídua deste festival, e revela que este ano vão levar um grupo de música tradicional, Grupo de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu.

Para os jogos tradicionais, a ATJG leva duas mulheres para o jogo do cântaro. A delegação conta com cerca de 40 pessoas.

Neste festival será também assinado um protocolo de colaboração entre as câmaras e as associações de jogos tradicionais. Norberto Gonçalves realça que o protocolo vai permitir desenvolver muitas actividades em conjunto.

No festival de jogos tradicionais de Aranda de Duero vão participar delegações de toda a geografia espanhola e ainda de Portugal, França, Croácia, Marrocos e Tunísia.

�