Pessoas

Sofia Venâncio

Rádio vs Música

A sociedade de hoje procura cada vez mais manter-se informada, daí a importância dos meios de comunicação. A rádio na minha opinião é sem dúvida o meio de comunicação mais usado pelos portugueses. A rádio permite transmitir informação de uma forma mais cómoda e eficaz. Informar os ouvintes é um trabalho árduo e muitas vezes exige muito esforço e dedicaçãopor parte dos jornalistas. Uma das vantagens que o jornalismo radiofónico possui é informar de forma divertida, quero com isto dizer, informar de uma forma simples e muitas vezes em cima do acontecimento (em directo) o que permite aos profissionais de comunicação estreitar as relações com o público.

Enquanto estudante fiz alguns trabalhos no âmbito da comunicação radiofónica e esse primeiro contacto com o mundo da rádio cativou-me por muitas razões. Mas a principal foi sem dúvida o poder chegar aos ouvintes apesar da distância. A rádio era sem dúvida uma meta que queria atingir no meu percurso profissional. Sinto me uma privilegiada, pois consegui iniciar a minha carreira profissional na área que sempre me cativou e me permite ser eu própria.

Faço parte da equipa da Rádio Elmo, desde Agosto de 2011 e apesar de ter passado pouco tempo já me sinto parte da “mobília” desta grande rádio. O primeiro mês foi complicado, pela meiguice da voz e também pelo pouco à-vontade com os microfones. Rapidamente me adaptei a esta nova realidade talvez por estar numa zona em que toda a gente se conhece e assim o meu trabalho torna-se mais fácil. O que gostei mais de fazer até este momento, foi os directos. Não me permitiu ensaios e fui mais “eu”. Hoje em dia já não consigo viver longe do telefone e do gravador, quanto à experiencia, ainda é pouca, mas sinto-me realizada, pois juntei duas grandes paixões…a música e a arte de comunicar.

Sofia Venâncio- Jornalista Estagiária

voltar